Ser Autor Home Favoritos Feed


sábado, 10 de janeiro de 2009

O Código da Inteligência - Augusto Cury

Este livro apresenta uma inovadora teoria do funcionamento da mente - a Inteligência Multifocal ou Psicologia Multifocal.
O autor sugere um processo de mudança pessoal baseado no capacidade de pensar, com vista a uma personalidade mais autónoma e inteligente.

O Código da Inteligência - Augusto CuryPara expandir o nosso intelecto é necessário decifrar os códigos da inteligência. Estes códigos são chaves que nos permitem "desenvolver o nosso imaginário, a nossa capacidade de superação das intempéries, e as nossas potencialidades intelectuais".


O funcionamento da mente:

A memória é selectiva, abrindo-se e fechando-se conforme a emoção que sentimos em determinado momento ou situação.
Apesar de ser selectiva tem sido usada de uma forma excessiva actualmente, nos tempos modernos, gerando aquilo que Cury chama de Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).

O Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é portanto o excesso de actividade ao nivel dos pensamentos, uma pessoa hiper-pensante. O stress intenso pode bloquear ainda mais a memória, que por natureza já é selectiva, bloqueando assim a capacidade de pensar criativa.

O que é a Inteligência?
Para a Psicologia Multifocal a definição de inteligência é abrangente, multidinâmica e multifactorial.

As 3 grandes áreas do conceito global da inteligência são:

  1. Primeira - é inconsciente, a mais profunda das três, e refere-se a fenómenos de organização da memória e à construção de pensamentos e emoções. Nesta área se constrói a plataforma que forma o eu (através do registo destes fenómenos pelo RAM)

  2. Segunda - também é inconsciente, relacionada com as variáveis que influenciam os fenómenos que ocorrem na primeira área como sendo:
    - como estou
    - quem sou
    - onde estou
    - quem sou geneticamente
    - como actuo como gestor da psique

  3. Terceira - é consciente, tem a ver com os resultados das áreas anteriores. Aqui encontram-se os comportamentos perceptíveis, possíveis de serem medidos (usados inclusive para se medirem os diversos tipos de quociente de inteligência), tais como:
    - rapidez de raciocínio
    - grau de memorização
    - capacidade de assimilar informações
    - maturidade face à focos de tensão
    - tolerância
    - solidariedade
    - timidez
    - inovação e desenvolvimento
    etc

Os códigos da inteligência:

Os códigos da inteligência abrangem aquelas três áreas. Decifrá-los é um processo consciente, mas que tem efeito nas outras duas áreas inconscientes.

Para quem quiser ter saúde psíquica e expandir os horizontes da sua inteligência, Cury aconselha as pessoas a decifrarem estes códigos, a conhecerem o funcionamento básico da mente humana, assim como a fazer exercícios e a promover uma educação continuada.

Propõe que a mente humana está cheia de segredos mas que é a mais importantes das empresas, a única que não pode falir.
Que a decifração dos códigos leva à humanização em oposição ao individualismo e auto suficiência. Sugere que existem mais deuses do que seres humanos na Terra porque a sociedade ainda não aprendeu a decifrar estes códigos.


O Registo Automático da Memória (RAM) e as janelas killers:

Quando a mente não consegue ver os obstáculos que se deparam por outros ângulos eles serão registados e arquivados de uma forma sobredimensionada pelo fenómeno RAM, formando-se zonas de conflito a que Cury chama janelas killers.

As janelas killers são porções do córtex cerebral onde estão registadas emoções negativas, traumas, que bloqueiam o acesso a milhares de outras janelas que permitiriam construir ideias e pensamentos inteligentes.

Janelas light são as experiências positivas que estão arquivadas na nossa mente e que a libertam.

As janelas killers bloqueiam os códigos de inteligência enquanto que as janelas light promovem-nos.

O desafio do ser humano portanto é conseguir abrir o máximos de janelas face a determinado momento ou situação, para assim poder responder de uma forma inteligente, lúcida e coerente.


Armadilhas da mente humana:

Destaca quatro armadilhas da mente que travam a capacidade de decifrar os códigos da inteligência.
  1. O conformismo (nem todos os conformistas são coitadistas)
  2. O coitadismo (todos os coitadistas são conformistas) - "Quem não possui uma sólida ambição de superar os seus conflitos não potencia o seu tratamento psíquico, levando, portanto, para o túmulo as suas fobias, inseguranças, obsessões, baixa auto-estima, alcoolismo e dependência de outras drogas"
  3. Medo de reconhecer os próprios erros - "reconhecer as nossas fragilidades... mergulharmos nas águas do descanso e para bebermos das fontes mais excelentes da tranquilidade"
  4. Medo de correr riscos - "O risco implode o nosso orgulho, esfacela o nosso egocentrismo, une-nos, estimula-nos a criar laços e a experimentar a difícil arte de depender uns dos outros". Cury diz que o caos pode ser uma fonte de oportunidades criativas

Treino sistemático e Ferramentas:

"Se por um lado não podemos alterar os fundamentos da nossa personalidade, por outro podemos e devemos decifrar os códigos da inteligência, utilizar ferramentas para actuar no nosso psiquismo e mudar a nossa maneira de ser, reagir, ver e interpretar a vida, bem como expandir as nossas capacidades intelectuais, emocionais e sociais. Verificaremos que o que parece complicadíssimo se encontra ao nosso alcance.

Devemos ter em mente que as mudanças rápidas só se realizam nas mesas de cirugia. Na psicologia, pedagogia, sociologia e filosofia, como temos analisado, os códigos básicos da inteligência são desenvolvidos através da educação e do treino sistemático."


Os 8 códigos da inteligência:
  1. código do eu enquanto gestor do intelecto
  2. código da autocrítica - pensar nas consequências dos comportamentos
  3. código da psicoadaptação - capacidade de sobreviver às intempéries da existência
  4. código do altruísmo - capacidade de se colocar no lugar dos outros
  5. código do debate de ideias
  6. código do carisma
  7. código da intuição criativa
  8. código do eu enquanto gestor da emoção


9 comentários:

Elcio Tuiribepi disse...

Olá pessoal...gostaria de agradecer o convite e saber um pouco mais sobre como interagir por aqui ok...Boas dicas de livros já vi que é lugar comum em todos os posts...abraço na alma de todos

Cristina Bernardes disse...

"Não é já a sociedade que está bloqueada(...), é o seu sistema político-administrativo ou, melhor, o sistema das elites, e, neste sistema, é a inteligência que está bloqueada. É na mudança de inteligência que é preciso pois investir. (...) Os homens e as mulheres de hoje já não vivem num mundo de obediência e de respeito pelo poder. O centro, por mais compreensivo que seja, é incapaz de controlar conjuntos tão complexos nos quais as pessoas estão implicadas. O extraordinário desperdício de recursos e de talentos cuja responsabilidade pertence às elites no poder tem a ver com a desconfiança congénita em relação à capacidade das pessoas inovarem (...)" (Crozier, 1995).

Dani3la disse...

Já li, mt interessante!!

Tantos caminhos diferentes em busca da consciência! (",)

verdementa108 disse...

MUCHas gracias por el resumen que estás presentando. Estoy escuchando el libro y es super interesante.
Busco el libro digitalizado y no lo puedo encontrar. Al menos puedo leer lo que tú lees y estás posteando. Muchas gracias.
¿No puedes digitalizar el libro y ponerlo a disposición?

Saludos
verdementa

verdementa108 disse...

EStás tú trabajando en lo que sigue: (del libro Os codigos da inteligencia)

# código do debate de ideias
# código do carisma
# código da intuição criativa
# código do eu enquanto gestor da emoção

Disculpa, es solo para saber si puedo esperarlo.
Muchas gracias
verdementa

Anônimo disse...

nunca li o livro mas achei interesante estou curiosa nao vejo a hora de o começar a ler,

Thiago Pais disse...

Vlw muito bom este livro abril a minha mente para muitas coisas.
E recomendo tanbém a todos comprarem pois voces nao vam se arrependerem.

Thiago Pais disse...

Este livro sera muito bom para voce eu recomendo.

Thiago Pais disse...

Vlw muito bom este livro abril a minha mente para muitas coisas.
E recomendo tanbém a todos comprarem pois voces nao vam se arrependerem.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin