Ser Autor Home Favoritos Feed


quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

O que fazemos ao que lemos?

Por vezes lemos um livro sem reter as ideias importantes que esse livro nos traz, sem as interiorizar e sem as integrar no nosso próprio saber.

Muitas vezes esquecemos conceitos importantes, esquecemos frases que deveriam ser inesquecíveis, esquecemos expressões interessantes com as quais poderíamos enriquecer o nosso vocabulário e potenciar as nossas capacidades de comunicação.

Aproveitamos nós realmente a sabedoria contida nos livros que lemos?

Num esforço para absorver o que de bom têm as minhas leituras criei este espaço.
Neste blogue pretendo registar, anotar, resumir, comentar os livros que leio, à medida que os leio.

Mas pretendo mais. Pretendo lançar um repto para que também você o faça. Utilize este blog também. Você está convidado para falar aqui sobre o que está lendo, explicar, resumir, partilhar.

Se você estiver interessado responda a esta mensagem para que eu o possa adicionar a este blogue. Você poderá assim ser editor deste blogue e começar a participar também.
Nota:
Será necessário ter uma Conta do Google para fazer login e confirmar o convite e começar a postar nesse blog. Se você ainda não tem uma conta do Google, é fácil e rápido abrir uma.
Sejam bem vindos!

32 comentários:

Abssinto disse...

Tiveram uma boa iniciativa. Os fãs de livros agradecem.

Voltarei.
Bom ano.

Ana disse...

Aceitei o teu convite, por isso estou aqui...é uma boa iniciativa!!!

Além do meu blog, também faço parte do staff do www.segredodoslivros.com e convido-te a ires até lá!

Bom Ano 2009!!!

leituras disse...

João,

Aceitei o teu convite. Contudo, julgo que seria vantajoso que, em espaço próprio, pudéssemos trocar ideias sobre o objectivo do teu convite.
Do teu artigo de apresentação não consegui ficar com a certeza de que «Livros e Leituras» não tenha exactamente o mesmo objectivo que tem o espaço «Livros e Autores».

Saudações

Isaias Zuza do Nascimento Junior disse...

Aceito com prazer o convite para participar do blog. Obrigado.

Francisco Castelo Branco disse...

Aceitei o convite com prazer

Obrigado

mas gostava de sber mais sobre este projecto

um abr

Déa disse...

Gostei da ideia!
Terá aqui uma leitora assídua.
Bom ano.

Fabio disse...

Fabio

Ótima idéia, é com imenso prazer que aceito o teu convite.
Já está nos favoritos. Parabéns!

www.fablogdownloads.com

Feliciano J.R.Cangüe disse...

Excelente espaço. Estarei de olho. Sucessos

http://cangue.blogspot.com

Maria Manuel disse...

Parabéns pelo espaço. E é com imenso prazer que vou aceitar o teu convite para se falar sobre livros.
Vou, inclusive, adicionar no meu blogue.

http://marcadordelivros.blogspot.com

slayra disse...

Este é um começo auspicioso, o blog parece-me óptimo. Obrigada pelo convite, gostaria muito de participar.

Pedro Barros disse...

Obrigado pelo convite, João. Já tive vontade de participar de blogs comunitários. Também estava com vontade de comentar sobre alguns livros que li recentemente.

Meu e-mail: pedrobarrosln@gmail.com

Fique com Deus!

Homem do Leme disse...

Obrogada pelo convite. Já o aceitei, mas queria saber um pouco mais sobre o projecto e sobre a forma de participar.

Julia disse...

Oi...o convite ja esta aceito sim :)
eu gostaria de saber mais sobre o blog e tb como posso participar!
bjs ;*

Joao disse...

Quero agradecer a todos o interesse demonstrado por este blogue, por este espaço que pretende ser de todos, e para todos.

O blogue surgiu na sequência da necessidade que senti de aproveitar melhor os livros que leio. Necessidade de registar aquilo que vou considerando importante nas leituras que faço. E senti que podia, e devia, abrir o blogue a todos para que também o pudessem fazer.

Penso que pode ser um esforço positivo. Que poderá contribuir para melhor incorporarmos as ideias que lemos no nosso próprio saber. Que é um exercício saudável que apela às nossas capacidades de selecção e síntese, desenvolvendo-as. E que nos permite partilhar as ideias dos autores que lemos, e as nossas próprias ideias, com os outros.

Portanto o objectivo deste blogue é justamente a partilha, a partilha das nossas ideias e leituras.

Isso poderá ser feito de inúmeras formas. Um editor poderá colocar neste blogue uma nova mensagem com uma passagem que leu e comentá-la. Poderá resumir um capitulo que seleccionou. Fazer a sua própria sinopse do livro que acabou de ler, etc.

Ou seja, pode ir partilhando o livro que está a ler, colocando aqui mensagens à medida que o vai lendo. Ou então ler o livro todo e deixar aqui a sua impressão/visão final.

Francisco, "leituras", Homem do Leme e Julia: espero ter esclarecido um pouco mais sobre o que poderá ser este blogue. Digo "poderá" porque ele também será certamente moldado de acordo com as contribuições de todos vós, fazendo o seu caminho.

Julia, procurei o seu email para lhe enviar um convite para que ao aceitar eu a pudesse adicionar como editora mas não encontrei. Envie-me um email (o meu endereço está no meu perfil).

Abraços

Pedro disse...

João,
na verdade, eu próprio já tenho um blogue sobre livros. Porém, é com muito prazer que gostava de aceitar o convite, e acabar por espalhar as minhas opiniões. Não utilizo o Gmail (embora o possua), posso enviar o meu Hotmail? Uma vez que posso ver o teu e-mail no teu perfil...

Abraços

Joao disse...

Pedro
sim, teremos muito gosto em receber suas opiniões, envie-me seu email do hotmail que eu lhe enviarei o convite.
abraço

Petit disse...

Obrigada pelo convite o aceito com muito prazer.

Abraço

~Princess By Dawn disse...

agradeço desde já pelo convite, sinto-me honrada por fazer parte desse blog ;) obrigada!

^^

Fátima disse...

Prezado João:
Excelente iniciativa.E claro, aceito o convite.
Abs,

Eduardo Andrade disse...

João,
Grato pela visita ao blog “Visão Literária”.
Quero registrar meu contentamento por sua iniciativa. A proposta é muito interessante e deve ser prestigiada. Ela serve para o leitor fixar e analisar o que leu, e aos que ainda não tiveram a oportunidade de acesso ao texto despertar interesse ou não sobre ele.
Boa Sorte!
Eduardo Andrade
http://visaoliteraria.blogspot.com/

João Santos disse...

Posso também eu comentar livros que tenha lido? Dar-me-ia muito prazer. assim uma espécie de recensões com o seu quê de subjectividade própria de que as escreve.

João Santos
windy.couple@gmail.com

R. Dornfeld disse...

Fui convidada por um desconhecido, e aqui estou, num blog que fala de livros e leituras... ah, essas modernidades... Aceito sim o convite, espero poder contribuir vez em quando, e lerei sempre, que é um dos prazeres mais caros (e gratuitos) da vida...

Custódia Wolney disse...

Gostei muito do seu Blog e também das indicações de leituras e comentários.
Parabéns!
Beijos.

Cristina disse...

Obrigada pelo convite. Não aceitei pelo simples facto de já ter um blog pessoal de livros e participar noutro colectivo. Não tenho tempo...

Cumprimentos

Cristina

Migalhas disse...

Obrigada pelo convite!
Apesar de não me ser possível participar em mais um blog, louvo a iniciativa e certamente serei visita assídua.
Até breve!

CC disse...

Boa noite!

O meu nome é Catarina Coelho e estou a escrever este comentário, porque estive no antigo blog de um dos autores deste blog, o Pedro, e acabei por vir aqui ter.
Gostaria de vos deixar algumas informações sobre um romance de Fantasia que editei recentemente. O título é "A fantástica aventura dos Anões da Luz – Em busca de Sulti", foi publicado pela Chiado Editora e já se encontra à venda nas livrarias (nas "físicas" e na net).

Aqui fica a sinopse parcial da contra-capa:
Esta é a história de uma comunidade de anões, os Anões da Luz, que possui uma magia muito poderosa (a qual eles não sabem utilizar a não ser para fazer o bem) e vive em harmonia, na sua aldeia, longe de todo o mal e sem ter sequer a verdadeira consciência de que, fora da sua comunidade, há seres muito diferentes deles, seres capazes de fazer o mal para atingir os seus fins. O responsável pela poderosa magia deste grupo de anões é Sulti, o feiticeiro da comunidade, sem a presença do qual a magia não funciona. Um dia, a aldeia dos Anões da Luz é invadida por um grupo de homens, que querem raptar o feiticeiro, para assim obter a magia dos anões e o poder que esta confere. Os anões tentam defender-se usando a magia, mas, perante a assustadora visão das armas e do que estas são capazes de fazer (os anões não faziam ideia de que existiam tais objectos), o feiticeiro não consegue pôr em prática a sua magia e acaba por ser raptado pelos homens. É assim que um grupo de anões decide deixar os restantes habitantes da comunidade e partir numa perigosa viagem...
Deixo ainda o endereço do blog do livro, onde podem ver a capa do mesmo e ter acesso a muito mais informação:

http://afantasticaaventuradosanoesdaluz.blogspot.com/


Cumprimentos,

Catarina Coelho

Novo Telecurso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Milena disse...

Adorei a oportunidade de poder postar no blog uma citação que gosto muito. E de tanto gostar, bolei meu marcador de livros com a poesia 'Viajar pela leitura' de Clarice Pacheco:

"Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação."

CLARICE PACHECO

sweet disse...

Obrigada pelo convite ainda não aceitei porque já tenho alguns blogs pessoais (de livros, de flores e de trabalhos em madeira) e começo a ficar com pouco tempo para os ir actualizando... em todo o caso passarei por cá sempre que possível...

http://docesviagens.blogspot.com/

Josiane Quintana disse...

Gostei muito da iniciativa. Acho interessante compartilhar o que estamos lendo, para estimular outras pessoas a lerem mais e terem conhecimentos de diversos tipos de livros, que se quer sabem que existem.eu sou assim, sou muito de receber indicações e correr atrás. parabéns!!!

Miguel disse...

Olá, ainda hoje comentava que não sabia pq lia "tanto", pq no fundo leio para esquecer em uma semana. Acabei então por criar os meus esquemas de recordação que posso partilhar um ou outro, nem todos neste momento editei em formato digital, mas que com o tempo, até para avivar os livros os passarei a formato digital.
Talvez, fosse "enriquecedor" para alguem, dai oferecer-me para juntar-me a vocês, nesta primeira fase desta forma, numa futura fase de outras...
Parabens pela iniciativa.

Antes Prefiro disse...

Olá!

Foi com agrado que descobri este confortável cantinho.

Gostava de fazer parte do mesmo, se possível. =)

Um beijinho*

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin