Ser Autor Home Favoritos Feed


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Símbolo Perdido

Nasceu no dia 22 de Junho de 1964.
Descobriu já adulto a leitura e os livros mainstream, até aí as suas leituras tinham-se limitado aos clássicos de leitura obrigatória na escola secundária.
Dan Brown nunca receberá um Nobel da literatura, nem sequer prémios literários, mas é uma máquina de fazer dinheiro e vende livros como poucos. Tem um talento raro que é construir histórias intricadas, complicadas, com muito conteúdo, bem fundamentadas e que nos fazem ficar sem fôlego até à última página. É um estilo. Não é pior nem melhor que outros é simplesmente diferente. Essencialmente, mesmo sendo muito comercial e popular, é muito bem feito e de excelente qualidade.
Este último livro, que li em 6 dias, é exactamente um livro desses. Um perfeito exemplo da técnica Brownesca. O símbolo perdido transporta-nos a uma realidade muito actual em que estão em causa temas como o poder da mente humana, a existência de Deus e a definição do mesmo, a chegada de uma nova era e a base comum universal e única de todas as religiões. Tratando-se de temas pelos quais me interesso muito este livro teve a capacidade de ainda me envolver mais do que é costume.
As críticas literárias de pseudo-intelectuais que parecem só dar valor a autores que vendem pouco, atirando-se como gatos a bofe a tudo o que é comercial e best seller, valem o que valem. Para mim não valem nada. Adoro ler e tiro tanto prazer de um livro do Murakami, do Saramago, do Márquez, do Eça de Queiroz, como de um Dan Brown.

6 comentários:

Tinkerbell disse...

além de talento é bonito :D

bjs**

Bia disse...

Dan Brown é o máximo mesmo! Estou ansiosa para ler O símbolo perdido!

Bjs

Iceman disse...

Isso das criticas dos pseudo-intelectuais ou daqueles pseudo-comentaristas valem o que valem. O que interessa, na minha opinião, é tirar-mos prazer e aprender, nem que seja um pouco, nos livros que leiamos.

Este novo livro de Dan Brown é um daqueles que vou oferecer a mim próprio no Natal.

Eneida Melo disse...

Exatamente como eu... leio de tudo! ou quase...

Páginas Desfolhadas disse...

Olá! Tens mimos à espera no blogue Páginas Desfolhadas!

Boas Leituras!

Filipe disse...

Um livro que já está na minha lista.
Vai ser a primeira vez que leio um livro de Dan Brown, mas penso que não me vou desiludir.

Filipe

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin