Ser Autor Home Favoritos Feed


segunda-feira, 16 de março de 2009

Beleza Assassina, de Chelsea Cain


Após dez anos no encalço de Gretchen Lowell, o detective Archie Sheridan é raptado e torturado durante dez dias pela lindíssima serial killer. Mas, no final, ela decide, misteriosamente, libertá-lo e entregar-se às autoridades.
Gretchen é condenada a prisão perpétua, enquanto Archie é condenado a outro tipo de prisão: viciado em vários medicamentos, não é capaz de regressar à sua antiga vida e não consegue esquecer aqueles dez dias de tortura... nem Gretchen.
Quando outro assassino começa a raptar e assassinar raparigas adolescentes de Portland, Archie é convidado a voltar ao activo e a liderar a equipa que vai investigar os crimes recentes.
A nova investigação dará início a um jogo mortal entre Archie, o novo assassino e... Gretchen Lowell.
"(...) Esqueça tudo o que pensa que sabe sobre os monótonos serial killers dos romances que leu. Este é inimitável."
Booklist


Ora, acabei e gostei muito! Aliás, até superou as expectativas, no que diz respeito às personagens.
Eu nem sou apreciador de policiais. Mas este pareceu-me interessante... E foi!

Acabei de conhecer Gretchen Lowell, uma das serial killers mais fascinantes que alguém se lembrou de inventar. Talvez ao nível de Hannibal Lecter, aliás fiquei com vontade de ler "O Silêncio dos Inocentes"!
E Archie Sheridan, um detective mas que acaba por ser um anti-herói na história. Interessante de aprofundar.
Entre outras, mas esta dupla é que dá emoção ao livro. Aliás, fora estas duas personagens, principalmente Gretchen, o livro é bastante banal.
Delirei com as personagens, e as páginas em que ambos entram são puramente cativantes!!! Vão querer conhecer estas personagens! Uma relação perturbadora, contagiante, que queremos sempre seguir!
Mas por isso mesmo começam os problemas. Porque, sejamos sinceros, fora essa brilhante dupla, o livro nada de brilho tem, o enredo é bom quando tem essas personagens, como policial em si não me parece algo fora do comum. Uma equipa liderada por um chefe que trava a luta da sua vida, isso sim empolgante. E uma jornalista que segue atentamente e demasiado perto a investigação. Gretchen é constantemente uma sombra, uma deusa omnipresente, e isso dá ao livro um ar muito mais genial.

Fiquei com muita muita pena de Gretchen-Archie serem apresentados juntos poucas vezes. Tive realmente pena que Gretchen não participasse activamente na investigação, deixando apenas alguns farrapos entre as cenas e um pouco do auge nas últimas páginas (estas bastante, bastante excitantes!!). Mas o final está muito bem conseguido, as personagens e a trama encaixam muito bem, e ficamos ansiosos por ler o próximo livro!
Gostei muito de ler, um bom thriller policial, sem dúvida, e que me conseguiu impressionar. Contudo, soube-me um pouco a uma introdução à série que a autora está decidida em escrever. Excedeu as minhas expectativas, mas Cain poderia ter dado muito mais a este livro! Os primeiros passos estão dados, criou duas das personagens mais fascinantes que já li, mas o livro parece simplesmente iniciar o que poderá ser uma excelente série. Por isso, as expectativas que tinha com este livro passam obrigatoriamente para o próximo da série, aliás duplicam, esperemos que com mais realce para a participação de Gretchen num enredo policial que não pára aqui.
Aconselho a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin