"A Guerra dos Tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o Anel." - SF Reviews.net
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.
Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite, uma legião encarregue de guardar uma imensa muralha de gelo a norte, para lá da qual cresce uma assustadora ameaça sobrenatural ao reino. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar.
"George R. R. Martin apresenta um mundo vibrante e real, personagens soberbamente construídas, enredos complexos mas coerentes, descrições de cortar a respiração e uma prosa muito acima daquilo a que o género nos habituou." - Amazon.com
"Um livro que nos agarra-nos e nunca mais larga. Brilhante!"-Robert Jordan
Já tinha lido este livro, mas após muito reflectir conclui que devia reler, pois acreditava que não tinha saboreado completamente. De facto, fiz muito bem!
Mesmo sabendo o destino das coisas, fiquei ainda mais cativado nesta segunda leitura. O dogma de que "não há leitura como a primeira" cai por água abaixo com esta releitura. Talvez porque seja muito mais interessante reparar nos pormenores, a verdade é que gostei muito mais de ler desta vez!
Confirma-se que esta saga é, talvez, a maior saga de Fantasia da actualidade. Confirma-se que o mundo que nos é apresentado é, talvez, uma das maiores criações dos nossos tempos. Mais importante ainda, confirma-se que as personagens deste livro são das mais cativantes que alguma vez terão a oportunidade de ler.
Uma leitura rápida devida à excitação em saber o que vai acontecer a seguir! A próxima página é sempre imprevisível. Ansiamos com as personagens que mais gostamos e odiamos aquelas que teimam em criar obstáculos.
Não sei bem o que dizer. É absorvente. Há uma tremenda cadeia de conspirações e segredos que envolvem o leitor. Tudo isso conspira para que os próximos volumes sejam ainda mais emocionantes.
Foi preciso reler o livro para poder afirmar que é um dos meus preferidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
não consegui ler
Postar um comentário