Ola pessoal ! hoje resolvi postar sobre um livro muito interessante.Espero que vocês gostem !!
A história tem como personagens centrais a patroa, Sera e a empregada, Bhima. Elas são de castas diferentes e por isso, cada uma deve exercer a sua função na sociedade: Sera, da casta dos parses, seria como se da nossa classe média alta; Bhima, aquela que nasceu para ser, pelo resto de sua vida e de seus descendentes, serviçal.A patroa sofre os abusos de uma classe que deve sempre manter as aparências e que não pode, de jeito nenhum, tratar alguém de outra casta como seu igual.
A empregada não pode se sentar em cadeiras ou sofás da casa onde trabalha, não pode usar talheres, copos ou pratos para si, a não ser os utensílios que tem guardados numa caixa de papelão. Na favela onde mora, não há infra-estrutura nenhuma, ou esgoto, ou mesmo luz. Ela se sente ignorante por não saber ler e escrever mas, tem muito mais sensibilidade do que imagina, por baixo de todo o seu jeito ranzinza.Na verdade, o que se percebe é que, mesmo sendo de castas diferentes, as duas se aproximam por sofrerem a opressão de serem mulheres, por deverem aceitar e fingir não saber muitas coisas. É uma dura realidade, que se passa na cidade de Bombaim.
É difícil acreditar no desfecho do livro. Eu esperava que depois de tanto sofrimento, essas mulheres se rebelassem, se abraçassem, se unissem. A história é muito mais verdadeira e cruel do que se imagina.
Para conhecer novos costumes, e costumes nada bonitos, a leitura compensa: muito bem escrito, você lê num instante a triste história da sociedade da Índia, no microcosmo da vida dessas duas mulheres.
Beeijos ;*
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário